sábado, 28 de dezembro de 2013

Noite de Natal

Noite de Natal

A noite de Natal é celebrada em todo o Mundo, embora de diferentes formas devido as diversas culturas existentes no Planeta. No entanto, todas têm o mesmo objeto, que é juntar a família toda e conviverem entre todos.
Na minha realidade, o Natal é passado em Sintra. Nesta altura, a minha família mais chegada junta-se para passarmos mais uma quadra natalícia. Esta união da família já se repete há vários anos e todos fazemos questão que aconteça pelo menos duas vezes por ano. O reencontro dos meus avós do Alentejo, dos meus primos e tios de Lisboa e da minha família do Porto acontece em casa dos meus tios-avós.
Sabe tão bem o tempo que passo aqui. Não é só pelas saudades que tenho dos meus familiares mas é também porque o Natal com crianças tem sempre outro sabor. Não quero com isto dizer que os “crescidos” não o vivam, mas é que o Natal com crianças tem sempre um encanto especial.
Quando chega o dia 24 até eu fico nervosa. Os meus priminhos mais pequenos ficam numa excitação tal que, de cinco em cinco minutos, perguntam “Quando chega o Pai Natal?”, “Falta muito para ele chegar?”, “Ele já devia de ter chegado?”. Não param e não dão descanso.

Quando o Pai Natal finalmente chega, tudo passa. Vai-se a tristeza e o nervosismo deles desvanece e num relance rasga-se um gigante sorriso no rosto de cada um deles. E gritam todos juntos “Viva, viva! Já se pode abrir os presentes.”.

Sem comentários:

Enviar um comentário